terça-feira, 29 de maio de 2012

O Barroco de Caravaggio


A exposição Caravaggio e seus seguidores está em cartaz na Casa Fiat de Cultura. BH é a primeira cidade da América do Sul a receber a mostra do pintor italiano, composta por seis quadros do artista, além de 14 outras pinturas de contemporâneos do pintor, um dos mais famosos do estilo barroco.

Uma das características mais importantes das pinturas de Caravaggio é retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos, prostitutas. Outra característica marcante são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros.

Pra vocês terem uma ideia da importância da exposição, ao chegaram ao centro cultural, o material precisou ficar fechado dentro de caixas durante dois dias, para se adaptar ao novo clima. Segundo especialistas, o valor das obras é incalculável. Mas o seguro que resguarda o material tem valor de R$ 2 milhões.

SERVIÇO

A exposição fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h. Nos sábados e feriados, o horário de funcionamento é das 14h às 21h. A Casa Fiat de Cultura fica na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, no bairro Belvedere. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário