sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Numa tomada só! Ou não...

Plano sequência é a filmagem de toda uma ação contínua através de um único plano, sem cortes. Um recurso bastante utilizado em videoclipes, por exemplo. Sincronizar tudo não é tarefa das mais fáceis, por isso alguns diretores recorrem a um "falso plano-sequência". Apesar da "trapaça", o resultado não deixa de ser surpreendente!

Abaixo, um TOP 5 com alguns artistas que resolveram seguir essa ideia. Fiz uma escolha puramente afetiva... uma pesquisa simples na internet revela dezenas de clipes assim. Confira alguns dos meus preferidos:

# 01 - Spice Girls - Wannabe


A câmera acompanha as apimentadas aprontando mil e uma confusões neste hotel de luxo - que às vezes mais parece um museu.

# 02 - Bruno Mars - The Lazy Song


Bruno Mars é a prova viva de que é possível fazer um clipe sensacional com uma ideia simples na cabeça e uma câmera na mão - ou no tripé! Rs...

# 03 - James Blunt - You're Beaultiful


Coitado do James Blunt, que além de ficar semi-nu na chuva e passar frio, teve que pular naquela água gelada, hehehe!

# 04 - Justin Bieber e Nicki MInaj - Beauty and a Beat 


O título faz uma analogia à Bela e a Fera (Beauty and The Beast) e o clipe traz o astro teen numa festa num clube, com direito a cenas debaixo d'água, coreografias ensaiadas e mais um rap da Nicki Minaj - que virou a queridinha da vez entre os artistas norte-americanos.

# 05 - McFly - Love Is Easy


Bonita música dessa boyband que apostou num clima de teatro de escola para produzir o clipe.

***

O site Vagalume fez uma lista com mais de 100 clipes que usam o recurso do plano-sequência. Se você quiser conferir, clique aqui e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário