domingo, 29 de março de 2015

Glee: o fim

Ontem eu assisti o último episódio de Glee, série que eu acompanho desde 2010 (o programa estreou em 2009). Na época eu ainda estava no curso de teatro da PUC-MG e me interessava pelo teatro musical - cheguei até a me matricular no Teen Broadway, um workshop para atores que trabalhava noções de canto e dança.

Mas, voltando a falar de Glee, o que mais me chamou a atenção na série foram mesmo os números musicais. OK, a história era cativante. Acompanhar um grupo de "losers" (perdedores), vítimas de bullying, que se juntam num clube de coral da escola e ver como suas vidas se transformam a partir dali foi bem legal.

Tudo bem que algumas vezes as situações que aconteciam eram completamente nonsenses e a série foi se perdendo ao longo dos anos. Mas o criador, Ryan Murphy, foi muito feliz ao abordar questões como sexualidade, preconceito, religiosidade e outros assuntos polêmicos de um modo que atingia diretamente o seu público alvo, os jovens. E encaixar canções pop, interpretadas pelos talentosos atores/cantores, de maneira que elas se integravam perfeitamente aos episódios, foi o grande trunfo de Glee.

Ao longo de todos esses anos, o público riu, se divertiu, se emocionou e chorou com o seriado. A morte precoce do ator Corey Monteith, que vivia Finn Hudson, provocou mudanças profundas na história. Em seu auge, Glee ganhou dois Globos de Ouro na categoria de Melhor Série de Comédia ou Musical e Jane Lynch, a impagável Sue Sylvester, levou pra casa o Emmy de melhor atriz. Sem contar as inúmeras participações especiais de artistas de renome ao longo das seis temporadas, como Gwyneth Paltrow, Kate Hudson e Sarah Jessica Parker.

Mas o meu objetivo neste post é falar da música de Glee. Foram tantas canções inesquecíveis cantadas nesses últimos seis anos que fica difícil eleger as minhas favoritas. Mas resolvi criar um Top 10 com algumas que ficaram na minha memória:

# 01 - Don't Stop Believing




Don't Stop Believing, do Journey, acabou se tornando o hino de Glee. Realmente vem bem a calhar com a série, que pregou o tempo todo que nunca devemos parar de acreditar e desistir dos nossos sonhos.
 

# 02 - Somebody To Love



Essa versão de Somebody To Love, do Queen, é a minha preferida.

# 03 - Teenage Dream



Os arranjos de Teenage Dream, da Katy Perry, ficaram ótimos nessa versão cantada pelo Blaine e os Rouxinóis.

# 04 - Like a Virgin




Esse foi um momento importante da série, quando três casais iriam ter a sua "primeira vez". Claro que a trilha tinha que ser da Madonna!



# 05 - Defying Gravity



Neste episódio Rachel e Kurt competiam pra ver quem cantava melhor Defying Gravity, só que ele desafina no final. Essa música virou hit na época e até voltou para as paradas norte-americanas, assim como tantas outras cantadas durante o seriado.

# 06 - I'll Stand By You




Aqui o personagem Finn canta I'll Stand By You para o seu suposto filho que ia nascer. Um belo momento de Corey Monteith, que morreu de overdose no meio da série e deixou um enorme vazio entre os fãs de Glee.

# 07 - Take On Me



Essa é mais recente. O que chama a atenção foi todo o trabalho de recriar o clipe original de Take On me, sucesso do A-Ha.

# 08 - Wrecking Ball




Vou deixar registrado aqui uma canção com a Marley (Melissa Benoist) que apareceu a partir da 4ª temporada e sumiu depois, junto com outros tantos atores... uma pena, já que ela é linda e canta muito!

# 09 - Wannabe



Essa foi a primeira vez que cantaram Spice Girls no seriado, por isso vale o registro nesse Top 10.

# 10 - To Sir, With Love




Pra fechar, uma homenagem ao grande professor do Glee Club, Mr. Shue: essa versão de To Sir, With Love... ou seja, Ao Mestre, com Carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário