sábado, 23 de janeiro de 2010

Filme do Lula é político, mas não é partidário



Essa semana fui ver Lula - O Filho do Brasil. Questões políticas à parte, acho que todos deveriam assistir a essa cinebiografia do nosso presidente, até mesmo para poder critica-la depois.

O longa-metragem começa mostrando a origem pobre de Lula. E é justamente essa parte a mais emocionante do filme. A infância pobre no sertão de Pernambuco, o abandono do pai, a ida para São Paulo com a família num pau-de-arara... tudo é retratado de maneira emocionante pelo cineasta Fábio Barreto.



A atriz Glória Pires, que faz o papel de Dona Lindu, mãe de Lula, está excelente. O ator Rui Ricardo Dias, que interpreta Lula na fase adulta, também merece destaque, já que fez um excelente trabalho de caracterização, tanto no que diz respeito à aparência física, quanto no jeito de falar de nosso presidente.

Na segunda hora o filme fica um pouco arrastado... o trabalho como torneiro-mecânico, a filiação ao sindicato dos metalúrgicos e as manifestações de trabalhadores das quais ele participou são partes importantes da vida de Lula, mas ficaram cansativas de se ver na telona.



É óbvio que o filme apresenta uma visão maniqueísta de Lula: ele nos é apresentado o tempo todo como um homem íntegro, inteligente desde pequeno, de boa índole, disposto a lutar com unhas e dentes por uma causa justa (numa das cenas, por exemplo, ele se revolta quando alguns operários, durante uma manifestação, começam a agredir os seguranças da empresa e a causar confusão). Mas isso não chega a atrapalhar o resultado final.

A estréia do filme causou polêmica. Há aqueles que o criticam porque acham que ele vai influenciar a eleição de 2010. Não sei... Na minha opinião, Lula- O Filho do Brasil deve ser visto não como um filme partidário (em momento algum eles levantam a bandeira do PT ou falam mal do PSDB), mas sim como uma grande história de vida. A história de um menino pobre, que tinha tudo para dar errado, que passou por muitas adversidades, até se tornar o atual homem mais importante do nosso país. Um caso raro... uma história única! Pelo menos por isso ele merece nosso respeito e admiração.



Já o cineasta Fábio Barreto, que está internado no Hospital Copa D´Or desde o dia 19 de dezembro, quando sofreu um acidente de carro e teve traumatismo craniano, permanece inconsciente. No último dia 21, ele foi submetido a uma nova cirurgia para colocação de uma válvula cerebral para o tratamento de hidrocefalia. Houve também um reposicionamento da calota craniana. Segundo o boletim médico, além da inconsciência, ele tem “momentos de abertura ocular espontânea, com os parâmetros clínicos demonstrando evolução satisfatória”.

Se você ainda não viu, não perca tempo! Dá só uma olhada onde está passando Lula - O Filho do Brasil:

BH Shopping
BH 10 - 14:10, 19:20

Big Shopping
Big 4 - 16:20

Cineart Cidade
Cidade 3 - 13:35, 16:05

Cineart Itaupower
Itaupower 4 - 18:45, 21:20

Cineclube Savassi
Cineclube Savassi - 21:20

Diamond
Diamond 4 - 22:00

Pampulha Mall
Pampulha 4 - 13:20, 15:50, 21:15

Pátio Savassi
Sala 8 - 18:50, 21:50

Shopping Norte
Norte 3 - 18:40, 21:00

Um comentário:

  1. Realmente,concordo com tudo que você disse sobre o filme. Mas sem querer ser repetitivo, também achei a Glória Pires excelente (o que já é normal) como Dona Lindu. Rui Ricardo Dias também está ótimo e mostrou a que veio. Será uma das revelações do ano?

    ResponderExcluir