quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais perguntas que respostas

Esta semana assisti Prometheus, novo filme de Ridley Scott, considerado um prelúdio de Alien: O Oitavo Passageiro, franquia iniciada em 1979 pelo mesmo diretor.


A ficção científica conta a história de uma equipe de arqueólogos que descobre novos indícios sobre as origens da humanidade no interior de uma caverna. Temos então um salto no futuro e vamos parar dentro da Prometheus, uma nave utilizada por um seleto grupo de pessoas para investigar os fragmentos do DNA alienígena. Após passar um longo período em estado de hibernação, a tripulação acorda quando está prestes a chegar ao planeta onde tudo teria começado...


Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) é a protagonista do longa. Movida pela fé, ela busca por respostas mais do que qualquer um da equipe. Mas um importante inimigo (ou seria aliado?) irá cruzar o caminho de todos: o androide David, interpretado com maestria por Michael Fassbender. É um personagem impressionante, capaz de nos deixar em dúvida sobre as reais intenções que o movem - já que, por não ser humano, ele não tem sentimentos. Ao descerem e explorarem o local, eles terão contato com as formas de vida alienígenas. E o que acontece a partir daí é um quebra-cabeças que terá que ser montado aos poucos pelo espectador. 




Ridley Scott consegue dar a Prometheus um clima de tensão constante. O suspense é mantido pelo fato deles explorarem um planeta desconhecido, onde estranhas formas de vida estão presentes, ao mesmo tempo em que segredos da nossa suposta origem vão sendo apresentados. Não dá pra revelar muita coisa aqui sem entregar pontos importantes do filme - então se você ainda não o assistiu, É MELHOR PARAR A LEITURA POR AQUI!


Os "engenheiros", como são chamados no filme, teriam criado nós, seres humanos. Mas por um motivo desconhecido, decidem que é hora de colocar um fim na vida da Terra. O planeta em que se passa o filme é uma espécie de base militar, onde eles teriam criado "armas de destruição em massa" que seriam enviadas ao nosso planeta - os aliens. Só que a experiência sai fora do controle e os acaba exterminando. Quando a tripulação da Prometheus entra em contato com a base, desencadeia um processo que libera os aliens, que precisam de hospedeiros para se desenvolver. 


A carnificina tem início, e David, o robô, acaba contaminando um dos tripulantes, Charlie (Logan Marshall-Green), com DNA alienígena. Ele é namorado de Elizabeth. Os dois transam, ela engravida, e numa das cenas mais impressionantes do filme, precisa fazer uma espécie de cesariana urgente, para retirar de dentro dela o monstro que se desenvolve incrivelmente rápido.


É esse "filho" de Elizabeth que vai crescer, usar um dos "engenheiros" como hospedeiro e dar origem àquele alien que a gente está acostumado a ver (o do filme de 79...) E ao que tudo indica, Prometheus pode ter uma sequência, já que termina com Elizabeth e David indo embora numa nave rumo ao planeta de origem dos "engenheiros" e, consequentemente, buscando mais respostas sobre a nossa origem.


Bem, eu gostei do filme. Achei que ele ia ser mais assustador, mas ainda assim é uma ficção científica de primeira. Vale o ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário