segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novo acervo no Inimá de Paula


Você conhece o Inimá de Paula, Museu que fica no centro de Belo Horizonte? Se não conhece, agora é um bom motivo para visita-lo. Após quatros anos, o acervo fixo foi renovado e passa a contar com 27 obras inéditas do artista que dá nome ao espaço e que nunca foram apresentadas ao público.

Com a renovação do acervo, a Fundação Inimá de Paula pretende realizar um dos principais objetivos de sua criação, que é preservar, divulgar e desenvolver as ideias e o espírito da obra e vida artística de Inimá de Paula.

“Temos uma série maior de retratos e pretendemos evidenciar essa série com os autorretratos, como precursores da carreira do Inimá. Além de nichos representantes da década de 60, com muita cor, paisagens urbanas e temáticas sociais” diz Gabriella Navarro, coordenadora de arte do Museu. “Também estamos investindo em materiais teóricos para apoio ao visitante pesquisador, além da tradução de todo o conteúdo escrito, que compõem os textos plotados para espanhol, inglês e francês. Em agosto já será possível conferir essas traduções”, completa.

O novo formato é uma proposta do Museu para deixar a exposição, que é de longa duração, sempre interessante e com novidades, renovando-a em prazos curtos, mediante a incrível quantidade de obras produzidas por Inimá de Paula, grande patrono mineiro das artes.

SEMANA DE ARTE MODERNA
 E no dia 28 de junho, de 19h às 21h30, acontece no Museu o seminário “Descobrindo possibilidades: a Semana de 22 em uma nova abordagem”. O evento é direcionado para professores, universitários e arte educadores, e faz parte do Projeto Arte Educação, do Museu Inimá de Paula, que leva centenas de crianças ao museu – em sua maioria estudantes da rede pública, desde o ensino infantil aos alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os participantes irão receber um certificado de participação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://www.museuinimadepaula.org.br/.


Ministradas pelas professoras de arte Carla Rocha Gripp e Selma Elias de Magalhães, a palestra e atividades irão abordar a Semana de Arte Moderna. Realizada em São Paulo, em fevereiro de 1922, a Semana marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, consagrando importantes nomes do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, entre outros.

O Museu Inimá de Paula fica na Rua da Bahia, nº 1201. O funcionamento é às terças, quartas, sextas e sábados, de 10h às 19 horas; quintas, de 12h às 21h; e domingos, de 12h às 19 horas. Outras informações pelo (31) 3213-4320. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário