sexta-feira, 7 de maio de 2010

500 Dias Com Ela traz visão diferente do amor


Hoje vou falar do filme 500 Dias com Ela, que assisti no último fim de semana e gostei muito. Num primeiro momento a gente pode até achar que se trata de uma comédia romântica. Mas não. O longa tampouco é um filme de amor. 500 Dias com Ela está mais para um drama, com algumas pitadas tragicômicas sobre como um relacionamento pode mudar nossas vidas. Para melhor e para pior.

Tom (Joseph Gordon-Levitt) é o cara gente boa que acredita no amor e espera encontrar o par ideal. Summer (Zooey Deschanel) é a garota desencanada, que não quer compromisso sério. Os dois se conhecem, se apaixonam e começam um relacionamento, tudo isso com a duração exata de 500 dias.


A narrativa é construída de forma não linear. Vão aparecendo uns números na tela e aí a gente percebe em que pé está o relacionamento dos protagonistas. Os primeiros dias englobam a fase da paixão, da conquista, quando Tom conhece Summer e não tem coragem de se declarar. Depois temos a fase intermediária, em que tudo ainda são flores. Depois as coisas começam a esfriar: eles brigam, vem a fase depressiva, até chegar o momento final, o dia de nº 500, em que eles finalmente se separam.

500 Dias Com Ela pode não agradar em cheio os mais românticos, mas é inegável reconhecer que ele está muito mais próximo da realidade do que muitos filmes por aí. Apesar de torcermos pelo casal, a gente entende os seus dilemas, conflitos, brigas. Afinal, todos já passamos por momentos assim. Pelo menos todos aqueles que resolveram se aventurar por um relacionamento a dois.


O título do filme faz uma referência ao verão, estação do ano que tem o mesmo nome da personagem principal (Summer). E como cada dia que passa é um novo dia, depois da tempestade vem sempre a bonança. Depois do verão vem o outono (Autumn), né? Fica a dica pra você que ainda não viu o filme assisti-lo e entender a sacada final!

Abaixo você confere um cena muito legal: o clipe de quando Tom e Summer têm a sua primeira noite de amor... olha como ele está feliz!



Atenção: SPOILER

Contrapondo-se a essa cena feliz, reparem no último diálogo entre Tom e Summer, quase no final do filme, já no dia de número 500. Ela, que não acreditava no amor, acabou se casando com outro, deixando Tom arrasado. Eles se encontram num banco de praça, local preferido do casal nos tempos áureos... e aí ele pergunta pra ela o porquê de uma pessoa que dizia não querer se envolver seriamente com alguém ter se casado de maneira tão rápida... pobre Tom! A resposta é um soco no estômago, viu? Mas como diria aquele ditado, "A verdade dói, mas deve ser dita".

3 comentários: