quarta-feira, 7 de abril de 2010

7 de abril - Dia do Jornalista


Pois é, hoje é o meu dia, dia do jornalista! É difícil me imaginar fazendo outra coisa... mas nem sempre foi assim. Compartilho agora com vocês, leitores do Poptude, um pouco da minha trajetória profissional.

Aos 17 anos, pensava em fazer Ciências Biológicas. Fiz um teste vocacional e deu Música. Mas foi conversando com uma psicóloga que me acompanhou no cursinho durante uma semana que finalmente tomei a decisão. Ela disse que, mesmo me conhecendo há poucos dias, pôde perceber que eu era comunicativo, extrovertido, expansivo... e sugeriu que eu tentasse Comunicação Social.

Não deu outra! Mas o Curso de Comunicação Social era dividido em 3 habilitações: Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. Qual delas tentar? Deu Jornalismo na cabeça!


E apesar das dificuldades, não me arrependo nem por um segundo de ter optado por esse curso. Estudei no UNI-BH, de 1999 a 2002, e meu 1º estágio foi no Detran. De lá fui para os Correios e em busca de alguma coisa mais na minha área, comecei a trabalhar na extinta Tv Metrópole - Canal 30 da Net, onde fiquei um tempo produzindo o telejornal da emissora, até chegar à apresentação do programa de videoclipes Plug & Play. Tempo bom, viu?

Depois passei pela TV Universitária e pela TV Comunitária - até então o Canal 13 da Net. Nessa última eu apresentei o programa 1000 ZY K, também de videoclipes. No último ano da faculdade consegui estagiar na TV Minas, onde fui produtor do programa Brasil das Gerais, apresentado pela Roberta Zampetti. O programa continua no ar até hoje.


Me formei e consegui o meu 1º emprego com carteira assinada: fui ser editor do Jornal 53 - 1ª programa da TV Betim. Fiquei lá por 2 anos (2003 a 2005) e cheguei também a apresentar mais um programa de clipes lá, o Mistureba.


Nesse meio tempo fiz uma pós-graduação na área do Jornalismo que eu mais gosto: Produção e Crítica Cultural, no IEC PUC MInas.

E aí veio o concurso da Rádio Inconfidência. Fiz sem intenção nenhuma de passar (afinal meu negócio era TV, e não rádio), e realmente não passei... fiquei em 3º lugar para o cargo que havia escolhido - Coordenador de Produção, e tinha apenas uma vaga!

Seis meses depois, eis que me chega um telegrama me convocando para tomar posse! Os dois outros candidatos desistiram e aí, em junho de 2005, lá estava eu, assumindo esse cargo, com um desafio enorme pela frente!


Há quase 5 anos na rádio, posso dizer que me apaixonei por este veículo. Estou muito feliz na emissora, minha equipe é nota dez, e ainda tenho a oportunidade de falar diariamente com ouvintes do mundo todo, que me acompanham através dos programas. E o melhor: falo daquilo que gosto: teatro, cinema, TV, entretenimento, cultura pop em geral. Tem coisa melhor? Profissionalmente, acho que não...

É por essas e outras que eu me orgulho de ser jornalista! Mesmo com alguns baques (tipo a não obrigatoriedade do diploma, aprovada pelo STF), continuo de cabeça erguida, apurando, noticiando, informando, sempre com ética e responsabilidade. Pois sei do papel que o jornalista exerce na sociedade. Papel esse que eu jurei exercer da melhor maneira possível.


Sei que ainda tenho muito que aprender. E é isso que me dá tesão, que me faz querer crescer... Parabéns a você que, assim como eu, escolheu esse árduo, porém prazeroso caminho... hoje nós somos notícia. Parabéns, jornalista!

Um comentário:

  1. Feliz Dia do Jornalista, esse grande profissional que mantém a sociedade informada sobre o que é realmente importante.

    Beijos

    ResponderExcluir