segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uma viagem pelo mundo dos esportes com a Kataklò


Esse fim de semana tive a oportunidade de assistir ao espetáculo Play, da companhia italiana Kataklò. A turnê, que começou por BH, marca a volta do grupo ao Brasil, depois de seis anos.

O mais legal é que todos os integrantes da companhia são atletas, jovens campeões mundiais e olímpicos. A proposta do espetáculo é desfilar várias modalidades esportivas e seus treinamentos, em um mix de poesia e ironia – característica marcante do grupo.

O espetáculo é dividido em dois blocos de 40 minutos e nas performances são utilizados artefatos cênicos comuns às quadras de esportes: barras, argolas, bicicletas, bolas, traves e raquetes de tênis, que surpreendem, encantam e comprovam o porquê da Kataklò ser conhecida mundialmente.


Vou falar uma coisa pra vocês: desde que eu assisti a apresentação da David Parsons Dance Company que eu não me impressionava tanto com uma companhia de dança. Os números da Kataklò são sensacionais... a cada performance você fica imaginando o que virá a seguir, que esporte eles vão focalizar, etc. A mistura de agilidade, força, equilíbrio e criatividade dos atletas/bailarinos é mesmo digna de aplausos! E de pé!

O número que eu mais gostei foi o do boxe, quando eles apagam todas as luzes do teatro e as cordas que formam o ringue ganham vida nas mãos de vários bailarinos totalmente vestidos de preto. Você só consegue ver as cordas (que ganham uma luminosidade fluorecente) girando, se cruzando, fomando desenhos e figuras que saltam aos olhos. Muito bom mesmo!

Pena que eles fizeram uma única apresentação em BH, no sábado, 10/04, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Abaixo, uma pequena amostra do espetáculo:



A companhia pode ser vista ainda em São Paulo (Teatro Alfa) nos dias 13 e 14 de abril, Recife (Teatro UFPE) no dia 16, Salvador (Teatro Castro Alves) no dia 18, Ribeirão Preto (Teatro Pedro II) dia 21, Campinas (Teatro do Centro de Convivências) no dia 22, Santos (Teatro Coliseu) no dia 23, Porto Alegre (Teatro Bourbon) dia 25, Florianópolis (Teatro Governador Pedro Ivo) no dia 27, Curitiba (Teatro Guaíra) dia 29, Brasília (Teatro Nacional Claudio Santoro) dia 01 de maio e termina no Rio de Janeiro (Vivo Rio), no dia 05 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário