quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cinema em todas as dimensões

Acabei de ler uma reportagem que diz que o público de cinema cresceu 25% no Brasil em 2009. Segundo dados do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, cerca de 112.047.000 pessoas foram aos cinemas em todo o Brasil no ano passado.

Os dados também mostram que é significativo o impulso promovido pelas salas equipadas para projeção digital em 3D. Das 2.376 salas de cinema do nosso país, 101 já são em 3D (o que ainda é pouco).

O fato é que essas salas representam um incentivo a mais para o espectador ver o filme no cinema. As milhares de cópias piratas de filmes vendidas em banquinhas espalhadas por todo o Brasil não trazem essa tecnologia, além de ter qualidade de imagem e som bem inferior. O lado ruim é que o preço do ingresso nessas salas com tecnologia 3D ainda são bem maiores que o das salas convencionais.

Mas a experiência de se ver um filme em 3D é indescritível. O último que eu assisti usando os "óculos especiais" foi Coraline e o Mundo Secreto. (Muito bom, por sinal. Legal e sombrio na medida certa, como todo filme do Tim Burton).



A sensação de profundidade que a exibição em 3D proporciona é realmente muito bacana. E já me falaram que ver Avatar em 3D também é uma experiência única.

Finalmente vou ver Avatar amanhã - só não assisti antes porque não conseguia ingressos para a sessão legendada na sala 3D. (ou a sessão era dublada ou a projeção não era em 3D...) Depois de 4 tentativas frustradas, tive que comprar o ingresso para uma sessão com 2 dias de antecedência. (Espere em breve um post com a crítica de Avatar aqui no Poptude).



E já que estamos falando de cinema, vc sabe quais foram os filmes mais vistos aqui no Brasil em 2009? Saca só:

1 - A Era do Gelo 3
2 - Se Eu Fosse Você 2
3 - Lua Nova
4 - 2012
5 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe
6 - Anjos & Demônios
7 - X-Men Origens - Wolverine
8 - Avatar
9 - Uma Noite no Museu 2
10 - A Mulher Invisível


Fonte: Filme B

Agora é a sua vez: O que vc acha dos filmes em 3D? Saiba que vem uma leva de novas produções por aí (de animações a filmes de terror e ação). Conseguirão os donos de cinemas se adaptar e transformar todas as salas em 3D? O preço do ingresso vai baixar? No futuro todos os filmes serão em 3D (até os longas de arte)? Ou será que isso não passa de modismo? Manifeste-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário