domingo, 17 de janeiro de 2010

Um filme pra se emocionar

Aqui vai uma dica de DVD pra vocês: “O Menino do Pijama Listrado”. Assim como o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998, “A Vida é Bela”, o filme fala sobre o Nazismo a partir da inocente visão de uma criança.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Bruno, um garoto de 8 anos, se muda com os pais para o interior da Alemanha e, sem companhia para brincar, acaba encontrando um menino judeu preso num campo de concentração. O que os separa é apenas uma cerca eletrificada. Com toda a sua ingenuidade (e também devido às idéias vendidas pelo pai), Bruno acha que o amiguinho está em uma “fazenda” e o uniforme listrado dele acaba sendo confundido com um pijama – daí o nome do filme.



Mas a amizade que nasce desse encontro é forte e será posta à prova. Bruno, em sua redoma de vidro, desconhece as maldades a que os judeus são acometidos. E é nesse clima de inocência que somos convidados a mergulhar junto com as crianças, e aos poucos vamos descobrindo, junto com eles, a dura realidade e os horrores da guerra.

Baseado no best-seller de John Boyne, “O Menino do Pijama Listrado” é um dos filmes mais tristes que já assisti. Os dois garotinhos nos cativam desde o início, e ver todo o sofrimento do povo judeu nos faz refletir sobre como o Nazismo destruiu tantas famílias. Até mesmo as dos alemães.

Ah, e uma dica: se eu fosse você já separava o lencinho para a comovente cena final. É mesmo de cortar o coração! É por essas e outras que “O Menino do Pijama Listrado” foi considerado um dos melhores filmes de 2009. Eu assino embaixo.

2 comentários:

  1. Esse filme realmente é o máximo e triste também...

    ResponderExcluir
  2. Meu esse filme é ótimo,muito bom mesmo.Ele é um pouco triste mas não é tão triste ao ponto de chorar. Super recomendo esse filme

    ResponderExcluir