terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Musical 'Nine' não empolga


Geralmente eu gosto de musicais. Mas achei Nine um tanto quanto chato!

Dirigido por Rob Marsshall, o mesmo de Chicago, Nine conta a história do cineasta Guido Contini (Daniel Day-Lewis), às voltas com um "branco criativo". Enquanto tenta bolar um roteiro para o seu próximo filme, ele precisa lidar com 7 mulheres: sua esposa (Marion Cotillard), sua amante (Penelope Cruz), sua musa (Nicole Kidman), sua figurinista e confidente (Judi Dench), uma jornalista de moda (Kate Hudson), uma prostituta (Fergie) e sua mãe morta (Sophia Loren).

Apesar do elenco estelar (seus atores principais somam 7 Oscar), Nine não empolga nas músicas. Cada mulher envolvida com Guido tem o seu momento, digamos assim... ao longo do filme, cada uma delas ganha destaque, interpretando uma canção. A maioria é cantada em um enorme estrutura de metal montada num palco, que serviria de cenário para o novo filme de Guido, e trazem muita dança, claro!

Nine teve de se contentar com duas indicações técnicas ao Oscar 2010: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino; uma indicação de melhor atriz coadjuvante para Penélope Cruz (que aparece pouco, diga-se de passagem); e Melhor Canção para "Take It All", música cantada por Marion Cotillard (que também não é a melhor do filme, na minha opinião).

Baseado no musical Nine, inspirado no filme 8 1/2, de Federico Fellini, o longa-metragem acabou frustrando as expectativas de muita gente. Ele é esteticamente bonito, mas vazio. Em determinado momento da história, a personagem de Judi Dench diz para Guido Contini que dirigir filmes é só dizer "sim" ou "não" para uma série de perguntas e a equipe faz o resto. Em Nine, acho que faltou um "depende"...

Um comentário:

  1. Pedro, também achei cansativo o musical... não é o meu estilo favorito de filme, mas eu gosto de ver os outros talentos dos atores: cantar, dançar.
    Eu não gosto muito de Nicole Kidman nesses filmes, apesar de ser afinada, ela não tem "aquela" voz de cantora. A Fergie foi perfeita, a gente sabe que ela é boa, mas no black eyed peas não dá pra perceber toda potência vocal da mossa... muito bacana! Todas estavam muito bem, a Penélope linda como sempre, a Marion tem um timbre de voz muito bonito. Mas me surpreendi com Kate Hudson... sempre tive simpatia por ela [desde "como perder um homem em 10 dias" rsrsrs] nunca imaginei que ela cantasse e dançasse tão bem... muito legal.
    Mas sinceramente, é um filme que tenho preguiça de ver mais uma vez, e isso é alguma coisa, porque eu sou do tipo, que se gosta de um filme, vê mais de 50 vezes...

    ResponderExcluir