sábado, 27 de fevereiro de 2010

O show das Orcas 'Believe', no Sea World, deve continuar?


Essa semana o mundo ficou chocado com a notícia da morte de uma treinadora por uma baleia orca no Parque Sea World, nos EUA. A vítima, Dawn Brancheau, tinha mais de 20 anos de experiência, 16 ao lado da baleia Telly, justamente a que a atacou.

O jornal O Globo informou que Dawn estava acariciando o focinho da orca ao final de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina. Uma investigação aberta no dia 24/02 está avaliando se Dawn foi mesmo arrastada pela orca ou se caiu no tanque aquático e foi agredida pela baleia.

As apresentações com orcas foram canceladas temporariamente nos parques Sea World na Flórida e na Califórnia.


Eu estive no Sea World em outubro de 2007 e achei o show das orcas, intitulado Believe, uma das coisas mais bonitas e impressionantes que já vi. Sei que muitas pessoas criticam esse tipo de show, pois dizem que as baleias são vítimas de maus-tratos, que ficam mantidas em piscinas pouco espaçosas, e que por isso tem ataques de estresse. Não vou entrar nesse mérito. É difícil imaginar que um parque com a estrutura do Sea World permita uma coisa dessas. Mas sei que o simples fato de retirar as baleias de seu habitat natural já pode fazer mal a elas e que isso gera polêmica.

Abaixo, um trecho do show Believe, protagonizado pela orca Shamu, que eu filmei quando estive lá. A baleia Telly, responsável pela morte da treinadora, também faz parte deste espetáculo.



As apresentações das orcas foram retomadas neste sábado, 27/02. Você concorda com esse tipo de show? Dê sua opinião!

2 comentários:

  1. Segundo estudiosos... Orcas não são baleias... São golfinhos grandes!
    São super inteligentes, mas tbm são muito grandes pros tanques em que vivem nesses lugares.
    E esse macho que atacou a treinadora e outras pessoas foi capturado do mar e com certeza não deve ter um humor muito amigavel...
    Sou contra essa exploração de animais!
    E acho que a natureza tem nos avisado dos abusos que nós seres "racionais" estamos fazendo.
    Não acha!?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu fiquei sabendo desse lance das Orcas serem golfinhos... mas li tb que agora eles não os capturam mais em alto mar. Só ficam nos parques aqueles animais nascidos em cativeiro. Mesmo assim sei que é covardia com os animais. Assim como acho tb covardia manter passarinhos em gaiolas, por exemplo!

    ResponderExcluir