segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

'Preciosa' é drama por excelência


Aproveitei o feriado de Carnaval e fui assistir Preciosa. Eu sabia que era um drama, mas não imaginava que fosse tão denso! O filme conta a história de uma garota de 16 anos, negra, obesa, analfabeta, no Harlem nova-iorquino dos anos 80, que está grávida pela segunda vez do próprio pai e que é vítima de abusos constantes da mãe. Pesado, né?

O filme independente concorre ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Lee Daniels), Melhor Atriz (Gabourey Sidibe), Melhor Atriz Coadjuvante (Mo'Nique), Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado - Preciosa é baseado no romance Push, da escritora americana Sapphire.


A protagonista Gabourey Sidibe está bem no papel, mas é a mãe dela, a apresentadora de TV Mo'Nique quem rouba a cena. Ela já venceu o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild deste ano por sua interpretação como Mary, a mãe de Preciosa. Quem vê o filme fica indignado com as atitudes dela! Como pode uma mulher, em sã consciência, culpar a própria filha, um bebê de apenas 3 anos de idade, de seduzir o marido e fazer com que ele abuse dela? Ou fingir que tem um bom relacionamento com a neta que tem síndrome de down só pra poder ganhar um auxílio-financeiro do governo? A gente sabe que é um filme, mas o que mais deixa a gente perplexo é saber que existem muitas dessas por aí...

Produzido por Oprah Winfrey e com Mariah Carey e Lenny Kravitz no elenco - Preciosa é uma lição de vida pra todos nós. Nossos dramas pessoais parecem fichinha perto do que ela passa. Tudo parece dar errado pra ela! E quando as coisas começam a se ajeitar, lá vem mais um "pedrada" da vida! Saí um pouco "deprê" do cinema... assista ao trailer e confira uma pequena amostra do que eu estou falando:



Vamos ver se Preciosa leva algum Oscar pra casa... merece, viu? E você, já viu o filme? O que achou?

3 comentários:

  1. Eu achei foooda! Falei que Mo'Nique detonava né?! Estarei torcendo por ele no Oscar!
    Abs Pedro!

    ResponderExcluir
  2. Achei o filme muito bom, gostei da maneira que mostraram uma realidade tão triste e pesada, sem "apelarem", gostei da trilha sonora, das atuações... e do jeito realista de condução da história.
    Assino embaixo do que Léo disse, Mo'Nique é muito boa! Impressionante como a gente vai da raiva à pena pela personagem, e as vezes simplesmente não consegue compreendê-la... tomara que ela ganhe o oscar!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, é muito drama para 1h50 de filmes. Quando tudo aparece bem, vem outra punhalada. Precious é um ótimo filme, mas não tem cara de Oscar não. Nem figura entre os meus favoritos.

    Já a Mo'Nique merece MUITO levar o "melhor atriz coadjuvante". Interpretação CRUEL! Ela me fez odiá-la profundamente e para sempre hahaha!

    Beijo, Pedro! Adorei o blog.

    ResponderExcluir