segunda-feira, 29 de março de 2010

Cláudia Raia de "Pernas pro Ar"

Esse fim de semana fui ao Grande Teatro do Palácio das Artes assistir ao espetáculo Pernas Pro Ar, protagonizado pela multitalentosa Cláudia Raia. A peça conta a história de Helô, uma mulher que tem uma vida sem grandes emoções, mas que a partir de um sonho meio místico é levada por suas próprias pernas para buscar projetos de realização e felicidade.


De fato as pernas dela ganham vida própria! E em 1h50, Cláudia Raia vai dançar, cantar, sapatear... tudo isso com a ajuda de mais 12 atores e atrizes que fazem parte do elenco.

Pernas Pro Ar tem mesmo ares de superprodução. Em entrevista à imprensa, Cláudia disse que é a primeira vez que um espetáculo nacional utiliza tecnologia tão avançada que permite a instalação de cenários digitais e projeções em terceira dimensão.

Em cena, a parafernália tecnológica inclui sensores, câmeras, 12 computadores e nove projetores desenvolvidos pela Coddart, uma empresa aqui de BH. A grandiosidade não pára por aí: são 20 toneladas de equipamentos, 51 pessoas trabalhando nos bastidores e uma orquestra que toca ao vivo, ou seja, nada é playback.


O que eu achei da peça? Bem, é um pouco longa, confesso. Mas Cláudia Raia tem uma imensa presença de palco, e não decepciona nos números musicais. Cá entre nós, cantar e dançar ao mesmo tempo não é tarefa fácil. Algumas cenas de dança, principalmente aquelas com vários bailarinos em cena, são bem legais!

Pra mim o melhor momento é quando Helô vai à igreja tentar descobrir o que está acontecendo com suas pernas, e se depara com três santas: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida e a Virgem de Guadalupe. O diálogo entre as quatro é hilário, todas elas cantam muito e tem uma surpresa bem bacana que eu não vou revelar aqui, claro!

Temos que tirar o chapéu pra Cláudia Raia... não só pelo talento, mas pela audácia de produzir um espetáculo desse porte aqui no Brasil.

Pra fechar esse post, uma matéria que o Vídeo Show fez com a Cláudia Raia, exibida no fim do ano passado, em que ela fala sobre Pernas Pro Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário