domingo, 14 de março de 2010

Leve um lenço ao assistir 'Um Olhar do Paraíso'



O diretor Peter Jackson, da trilogia O Senhor dos Anéis, escolheu um drama para marcar sua volta às telonas (em Distrito 9 ele foi apenas o produtor).

The Lovely Bones, ou Um Olhar do Paraíso, como foi chamado aqui no Brasil, é um filme pra se emocionar. Após ser brutalmente assassinada, menina assiste aos efeitos de sua morte se abaterem sobre sua família, enquanto fica vagando num universo paralelo.

Você já sabe que Susie Salmon será morta logo nos primeiros minutos do filme, só que você não quer que isso aconteça! O carisma da jovem atriz Saoirse Ronan, com seu belo par de olhos, faz com que a gente se afeiçoe à personagem, a ponto de achar que poderíamos mudar o roteiro.

Quando o assassino, brilhantemente interpretado por Stanley Tucci (indicado os Oscar como ator coadjuvante) se aproxima dela, dá vontade de dizer (e muitos dizem): "Não caia nessa! Não entre aí! Não está vendo que ele é um psicopata?" Reações comuns em quem torce por um final feliz. Não é o caso do filme.

O "purgatório" em que Susie fica vagando após a morte é inundado por lembranças dela, composta por imagens belíssimas (e a música que toca ao fundo só faz a gente ficar mais emocionado). De lá ela vai assistir à destruição de sua família, abalada com a morte dela, acompanhar seu grande amor sofrer com sua ausência e encontrar outras vítimas do maníaco.



O forte de Um Olhar do Paraíso não é apontar como é a vida após a morte... acho que ele quer mostrar muito mais como o perigo pode morar ao nosso lado - o assassino era vizinho da família e não levantava suspeitas - um fato que pode ser comprovado na vida real, basta tomarmos como exemplo o serial killer de Contagem, preso recentemente.

A busca de vingança pelo pai e as investigações da irmã acabam levando à descoberta do assassino, mas o final do filme não é clichê, como muitos poderiam esperar. Mesmo sem a polícia colocar um ponto final no caso, fica a lição de que a vida tem que continuar, mesmo com toda a dor da ausência de um ente querido. Mais cedo ou mais tarde, todos passaremos por isso. A vida real é assim.

Vamos ver o trailer?



Um Olhar do Paraíso está em cartaz nas seguintes salas:

Cineart Multiplex Betim 01
14:45 17:35 20:25

Cineart Multiplex Cidade 01
14:00 18:35

Cineplex BH Shopping 09
20:20

Cineart Multiplex Via Shopping 05
18:10 21:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário